Zulmiro SarmentoCria o teu cartão de visita
Terça-feira, 13 de Julho de 2010

Pela primeira vez vai realizar-se um encontro nacional de estudantes de Ensino Moral e Religiosa Católica do 10.º ao 12.º ano

 

O conceito de ‘beleza’ vai orientar as actividades do ano lectivo de 2010/11 de todos os ciclos do ensino básico e secundário das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

O tema foi inspirado no apelo “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, feito por Bento XVI no discurso proferido a 12 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“É uma frase bonita mas pode dar origem a muitas interpretações”, pelo que cabe aos professores “desvendar e realçar a beleza genuína que nos vem de Deus”, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento de EMRC da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho.

“Para nós, a beleza vai muito para além do que é a estética. Como docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, temos uma função especialíssima de a apresentar de acordo com a proposta cristã”, acrescentou.

Duas novidades para o próximo ano

Os responsáveis diocesanos de EMRC estiveram reunidos em Fátima a 9 de Julho para avaliar as actividades de 2009/10 e agendar os eventos que vão decorrer no próximo ano, entre os quais se incluem duas novidades.

A primeira proposta, a ser concretizada no período do Natal, pretende explorar as palavras ‘trevas’ e ‘luz’, valorizando esta última “como manifestação de Deus entre nós”.

Os conteúdos vão basear-se em textos bíblicos alusivos ao nascimento de Cristo e no conto “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Melo Breyner, que servirão de inspiração para a realização de festas, exposições, canto dos Reis.

A 25 e 26 de Fevereiro, Sexta-feira e Sábado anteriores ao Carnaval, vai ser organizado pela primeira vez um encontro para estudantes do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, iniciativa a decorrer em Lisboa.

Continuidade nos projectos

No próximo ano, o Departamento de EMRC vai continuar a elaborar recursos adaptados ao novo programa da disciplina, além de preparar a Semana Nacional da Educação Cristã (3 a 10 de Outubro) e colaborar, durante o Advento e Natal, na iniciativa “Dez Milhões de Estrelas”, promovida pela Cáritas.

Na reunião realizada em Fátima, a que faltaram delegados de quatro das 20 dioceses, os 35 participantes decidiram também organizar uma nova edição do ‘Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica’, acção de formação creditada pelo Ministério da Educação que vai decorrer em Fátima, provavelmente entre 28 a 30 de Janeiro.

A calendarização do próximo ano inclui igualmente a semana dedicada à Educação Moral e Religiosa Católica (no final do 2.º período) e o encontro inter-escolas para os alunos dos quatro primeiros anos de escolaridade.

No entender do responsável, 2009/10 foi marcado pela ausência de pontos negativos, enquanto que entre os aspectos “muito positivos” se encontram o Fórum ‘Pensar a Escola’ e os “materiais produzidos para as campanhas de matrículas”.

 

in ECCLESIA


temas:

publicado por Zulmiro Sarmento às 12:26
Trabalhos realizados pelos alunos inscritos e pais
Contador
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


arquivos
Nos AÇORES são:
relojes web gratis
Hiperligações
pesquisar neste blogue
 
blogs SAPO